Sistema de recarga de cilindros portáteis de ar respirável, em alta pressão EagleAir Blackhawk

Fabricante: EagleAir
Código: EAC3635

O sistema é uma unidade integrada composto por bloco do compressor, sistema de purificação do ar, banco de armazenagem de ar e estação confinada de recarga à prova de explosão. O conjunto deve ser completamente ensaiado na fábrica, antes do embarque e emitido um relatório com ART de laudo de conformidade com esta especificação técnica, assinado por engenheiro mecânico, devidamente registrado no CREA. 

Todas as partes que propiciem acesso a partes móveis, devem possuir um interruptor que desligue o equipamento em caso de abertura em operação. A unidade deve estar em conformidade com os padrões de segurança do MTE. O gabinete deve estar construído com isolação acústica limitando o ruído a 76 dB a um metro de distância.

O compressor deve ter um desempenho de, no mínimo, 227 LPM de vazão de ar a uma pressão de 414 bar (6080 psi) obtidos por 4 estágios de compressão. O compressor deve estar dimensionado para uso contínuo, com lubrificação sob pressão.

O arranjo dos cilindros será numa configuração em “V” com pistões de dupla ação assegurando um perfeito balanceamento dinâmico com operação a uma velocidade máxima de 1480 RPM. Cada estágio de compressão será protegido por uma válvula de segurança por alivio. Cada estágio possuirá um sistema de arrefecimento de forma a garantir que a temperatura do ar não ultrapasse 10°C acima da temperatura ambiente. O ar condensado entre os estágios de compressor deve ser drenado por meio de um sistema automático e programável, sendo o condensado enviado a um tanque de armazenagem, com dreno para higienização. Ao fim da operação, no desligamento, o equipamento automaticamente deve drenar a umidade de todos os cilindros, separadores e virabrequim. O painel de operação deve estar ao nível da visão do operador em pé.  

O sistema elétrico do compressor deve incluir controles cujos componentes estejam listados por laboratórios independentes como UL, NEMA ou IEC e os painéis dos circuitos de controle devem estar encapsulados conforme NEMA 13, devidamente listado pela UL. O acionamento do compressor será por motor elétrico de no mínimo 7,5 HP, trifásico, 60 Hz, com opção de tensão para 220 V / 380 V ou 440 V cuja definição ocorrerá quando da designação da localidade de instalação.

 Os controles devem incluir dispositivo que previna a repartida após uma falha anormal e deve incluir um meio de prevenir a inversão de fase elétrica. O sistema de controle deve incluir no mínimo o seguinte:

Pressostato que para ou parte o compressor baseado na demanda.

Interruptor de alta temperatura do ar, obtida diretamente no fluxo de ar. Sensores de superfície do cilindro não serão aceitos.

Interruptor por baixa pressão do óleo.

Partida magnética com proteção de sobrecarga.

Monitor visual de saturação do CO / H2.

Manômetros para todos os estágios de compressão.

Horímetro.

Botão de partida / parada iluminado.

Luz testemunha indicativa da operação da drenagem automática.

Luz testemunha indicando plena capacidade do tanque do condensado.

Interruptor com luz indicando falha geral.

Interruptor para parada de emergencia.

 

O sistema purificador do ar deve utilizar um arranjo de multicâmaras com cartuchos descartáveis que atendam ou excedam as especificações para pureza no Grau E da CGA (Compressed Gás Association) ou NFPA. Anexar comprovação com a proposta.

As câmaras devem ser construídas em aço inoxidável 304 para aumentar a segurança e resistência à corrosão e estar dimensionadas para a pressão de 6.000 psi (404 bar) e suficientes para processar, no mínimo, 290.000 litros de ar, antes da substituição dos cartuchos. Este sistema não pode permitir que o compressor parta, se os cartuchos não estiverem colocados. Este sistema purificador deve conter:

 Uma câmara de separação final conectada ao sistema automático de drenagem.

Uma válvula de retenção que previna retorno de pressão ao compressor.

Uma câmara com cartucho com elemento descartável para secagem e purificação.

Uma válvula mantenedora de pressão para manter a câmara pressurizada.

Uma válvula de alivio.

Uma válvula de drenagem para manutenção do sistema.

Um manômetro indicando a pressão local.

A câmara de purificação deve ter um meio de forma que não permita a inserção do elemento filtrante incorretamente.

 O banco de armazenagem de ar deve ser composto por no mínimo, dois (2) cilindros padrão ISO com capacidade de armazenagem conjunta de no mínimo 29.000 l de ar comprimido, purificado e respirável a uma pressão de 408 bar (6000 psi). Este banco deve funcionar como cascata, passando o ar da pressão mais alta para a pressão mais baixa através de um conjunto de válvulas, acionadas manualmente e colocadas no painel de operação. Estes cilindros de alta pressão devem estar em conformidade com a NR 13 do MTE

 A estação de recarga deve ser a prova de explosão, contendo qualquer estilhaço que possa resultar da explosão acidental de um cilindro. O carregamento dos cilindros será por uma porta frontal que só permite a operação de recarga se estiver fechada. O carregamento dos cilindros portáteis, com altura máxima de 485 mm, será para duas unidades de forma independente ou simultânea.  

Apresentar com a proposta, a certificação ou listagem emitida por laboratório independente como  a UL (Underwriters Laboratories) ou similar, de uma estação semelhante, já fabricada e que demonstre a conformidade com a NFPA 1901- 2009. Se em idioma estrangeiro deve ser apresentado a tradução juramentada para o português). Com o embarque do compressor será juntado ao manual de operação e manutenção, também em português, a certificação da unidade entregue. A estação de recarga deve incorporar uma válvula de segurança que impeça a recarga de cilindros em pressão superior a 323 bar. A porta de acesso para carregamento dos cilindros portáteis deve ser assistida pneumaticamente, com redundância de operação manual caso haja perda de pressão. A estação de recarga, integrada ao conjunto, deve conter a seguinte instrumentação:

 Válvulas que permitam a operação “cascata”, passando a pressão do banco de armazenagem com maior pressão para o de menor pressão.

Válvula “by pass” que permita a recarga direto do compressor.

Manômetro indicando a  pressão de entrada.

Regulador de pressão ajustável de 400 a zero bar, localizado no painel central.

Manômetro indicando a pressão de saída.

Controles para a formação de dois “bancos” de armazenagem do ar.

Dentro do compartimento haverá duas mangueiras com válvula e dreno, para recarga de dois cilindros, sendo um com rosca CGA para 350 bar e outro com rosca DIN para 200 bar.   

 O proponente deve apresentar junto à proposta, comprovação da existência de um serviço autorizado no Brasil, com técnicos treinados pela fabrica, para a partida técnica e serviços em garantia e pós venda. O serviço autorizado local deve comprovar ser uma empresa com registro técnico no CREA.

O sistema é uma unidade integrada composto por bloco do compressor, sistema de purificação do ar, banco de armazenagem de ar e estação confinada de recarga à prova de explosão. O conjunto deve ser completamente ensaiado na fábrica, antes do embarque e emitido um relatório com ART de laudo de conformidade com esta especificação técnica, assinado por engenheiro mecânico, devidamente registrado no CREA. 

Todas as partes que propiciem acesso a partes móveis, devem possuir um interruptor que desligue o equipamento em caso de abertura em operação. A unidade deve estar em conformidade com os padrões de segurança do MTE. O gabinete deve estar construído com isolação acústica limitando o ruído a 76 dB a um metro de distância.

O compressor deve ter um desempenho de, no mínimo, 227 LPM de vazão de ar a uma pressão de 414 bar (6080 psi) obtidos por 4 estágios de compressão. O compressor deve estar dimensionado para uso contínuo, com lubrificação sob pressão.

O arranjo dos cilindros será numa configuração em “V” com pistões de dupla ação assegurando um perfeito balanceamento dinâmico com operação a uma velocidade máxima de 1480 RPM. Cada estágio de compressão será protegido por uma válvula de segurança por alivio. Cada estágio possuirá um sistema de arrefecimento de forma a garantir que a temperatura do ar não ultrapasse 10°C acima da temperatura ambiente. O ar condensado entre os estágios de compressor deve ser drenado por meio de um sistema automático e programável, sendo o condensado enviado a um tanque de armazenagem, com dreno para higienização. Ao fim da operação, no desligamento, o equipamento automaticamente deve drenar a umidade de todos os cilindros, separadores e virabrequim. O painel de operação deve estar ao nível da visão do operador em pé.  

O sistema elétrico do compressor deve incluir controles cujos componentes estejam listados por laboratórios independentes como UL, NEMA ou IEC e os painéis dos circuitos de controle devem estar encapsulados conforme NEMA 13, devidamente listado pela UL. O acionamento do compressor será por motor elétrico de no mínimo 7,5 HP, trifásico, 60 Hz, com opção de tensão para 220 V / 380 V ou 440 V cuja definição ocorrerá quando da designação da localidade de instalação.

 Os controles devem incluir dispositivo que previna a repartida após uma falha anormal e deve incluir um meio de prevenir a inversão de fase elétrica. O sistema de controle deve incluir no mínimo o seguinte:

Pressostato que para ou parte o compressor baseado na demanda.

Interruptor de alta temperatura do ar, obtida diretamente no fluxo de ar. Sensores de superfície do cilindro não serão aceitos.

Interruptor por baixa pressão do óleo.

Partida magnética com proteção de sobrecarga.

Monitor visual de saturação do CO / H2.

Manômetros para todos os estágios de compressão.

Horímetro.

Botão de partida / parada iluminado.

Luz testemunha indicativa da operação da drenagem automática.

Luz testemunha indicando plena capacidade do tanque do condensado.

Interruptor com luz indicando falha geral.

Interruptor para parada de emergencia.

 

O sistema purificador do ar deve utilizar um arranjo de multicâmaras com cartuchos descartáveis que atendam ou excedam as especificações para pureza no Grau E da CGA (Compressed Gás Association) ou NFPA. Anexar comprovação com a proposta.

As câmaras devem ser construídas em aço inoxidável 304 para aumentar a segurança e resistência à corrosão e estar dimensionadas para a pressão de 6.000 psi (404 bar) e suficientes para processar, no mínimo, 290.000 litros de ar, antes da substituição dos cartuchos. Este sistema não pode permitir que o compressor parta, se os cartuchos não estiverem colocados. Este sistema purificador deve conter:

 Uma câmara de separação final conectada ao sistema automático de drenagem.

Uma válvula de retenção que previna retorno de pressão ao compressor.

Uma câmara com cartucho com elemento descartável para secagem e purificação.

Uma válvula mantenedora de pressão para manter a câmara pressurizada.

Uma válvula de alivio.

Uma válvula de drenagem para manutenção do sistema.

Um manômetro indicando a pressão local.

A câmara de purificação deve ter um meio de forma que não permita a inserção do elemento filtrante incorretamente.

 O banco de armazenagem de ar deve ser composto por no mínimo, dois (2) cilindros padrão ISO com capacidade de armazenagem conjunta de no mínimo 29.000 l de ar comprimido, purificado e respirável a uma pressão de 408 bar (6000 psi). Este banco deve funcionar como cascata, passando o ar da pressão mais alta para a pressão mais baixa através de um conjunto de válvulas, acionadas manualmente e colocadas no painel de operação. Estes cilindros de alta pressão devem estar em conformidade com a NR 13 do MTE

 A estação de recarga deve ser a prova de explosão, contendo qualquer estilhaço que possa resultar da explosão acidental de um cilindro. O carregamento dos cilindros será por uma porta frontal que só permite a operação de recarga se estiver fechada. O carregamento dos cilindros portáteis, com altura máxima de 485 mm, será para duas unidades de forma independente ou simultânea.  

Apresentar com a proposta, a certificação ou listagem emitida por laboratório independente como  a UL (Underwriters Laboratories) ou similar, de uma estação semelhante, já fabricada e que demonstre a conformidade com a NFPA 1901- 2009. Se em idioma estrangeiro deve ser apresentado a tradução juramentada para o português). Com o embarque do compressor será juntado ao manual de operação e manutenção, também em português, a certificação da unidade entregue. A estação de recarga deve incorporar uma válvula de segurança que impeça a recarga de cilindros em pressão superior a 323 bar. A porta de acesso para carregamento dos cilindros portáteis deve ser assistida pneumaticamente, com redundância de operação manual caso haja perda de pressão. A estação de recarga, integrada ao conjunto, deve conter a seguinte instrumentação:

 Válvulas que permitam a operação “cascata”, passando a pressão do banco de armazenagem com maior pressão para o de menor pressão.

Válvula “by pass” que permita a recarga direto do compressor.

Manômetro indicando a  pressão de entrada.

Regulador de pressão ajustável de 400 a zero bar, localizado no painel central.

Manômetro indicando a pressão de saída.

Controles para a formação de dois “bancos” de armazenagem do ar.

Dentro do compartimento haverá duas mangueiras com válvula e dreno, para recarga de dois cilindros, sendo um com rosca CGA para 350 bar e outro com rosca DIN para 200 bar.   

 O proponente deve apresentar junto à proposta, comprovação da existência de um serviço autorizado no Brasil, com técnicos treinados pela fabrica, para a partida técnica e serviços em garantia e pós venda. O serviço autorizado local deve comprovar ser uma empresa com registro técnico no CREA.